top of page
Foto do escritorThomaz Tomazoni

FAU desenvolve projetos de manejo de resíduos agropecuários em cinco estados brasileiros


Imagem: medição e demarcação do local para construção de lagoa de armazenamento de dejetos bovinos.


Dentre as soluções criadas e desenvolvidas pela FAU para o setor agropecuário, o manejo de resíduos sempre foi um componente importante. Atuamos fornecendo orientação técnica e auxiliando nossos clientes a planejar o melhor método de tratamento e aproveitamento dos dejetos gerados pela pecuária.


Os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e pelo manejo inadequado dos resíduos da produção animal são diversos, incluindo a poluição dos recursos hídricos e do solo e a proliferação de vetores e doenças. Porém, resíduos orgânicos, como écaso do esterco, quando manejados e reciclados adequadamente no solo, deixam de ser poluentes e passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável.


Imagem: escavação do local para construção de lagoa de armazenamento de dejetos bovinos.


Neste ano, a equipe da FAU Agricultura e Meio Ambiente vem planejando e executando projetos de manejo em sistemas agropecuários nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, tendo atendido mais de 100 propriedades rurais, vinculadas principalmente à atividades de bovinocultura leiteira.


Nossa equipe atuou planejando, mensurando e quantificando os sistemas a serem instalados nas propriedades rurais, bem como determinando a localização e a forma de tratamento adequada dos dejetos rurais.


Imagem: lagoas de armazenamento de dejetos bovinos projetadas pela FAU e construídas em parceria com a Aviserra Soluções Ambientais.


Em parceria com a empresa Aviserra Soluções Ambientais, construímos sistemas compostos por tanques de geomembrana para coleta, tratamento e homogeneização do esterco líquido proveniente da limpeza das instalações.


O tratamento e reciclagem dos dejetos, além de contribuir para a redução da poluição do meio ambiente, oferece a possibilidade de reciclar os nutrientes da alimentação animal para produção de biomassa, preservando e melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, mantendo um sistema altamente produtivo e equilibrado.

0 comentário

Komentarze


bottom of page