top of page

Quase 10 mil hectares mapeados no programa ILP, no sul do Brasil

Imagem: visita técnica realizada em uma das propriedade atendidas para obtenção de imagens aéreas a serem utilizadas no mapeamento de usos da terra, relatório fotográfico e elaboração do croqui a ser utilizado como base para elaboração do mapa.


Em maio de 2019, a FAU Agricultura & Meio Ambiente realizou o mapeamento de propriedades rurais integrantes do programa ILP (Integração Lavoura Pecuária). Foram mapeados 9.891,5 hectares em 48 propriedades de 10 municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul.


Imagem: vista aérea de propriedade atendida no município de Fortaleza dos Valos, Rio Grande do Sul.


O produtos finais entregues foram um mapa (Banner) e um relatório ambiental da propriedade. Após o trabalho o proprietário pode verificar onde estão seus passivos ambientais, como a falta de vegetação em APP ou déficit de reserva legal. Também foi realizada a análise do CAR e orientações quanto a retificação do mesmo. Ainda, com o mapeamento os produtores obtiveram dados sobre suas áreas produtivas, podendo desta forma planejar melhor a aplicação de fertilizantes e defensivos, por exemplo. Para a obtenção das imagens que geraram os mapas, foram utilizados veículos os aéreos não tripulados (VANTs) Phanton 4 PRO e BATMAP II.


Foram realizados eventos de encerramento do trabalho nos municípios de Pejuçara, Panambi e Ijuí, com a apresentação dos dados finais para o grupo e parceiros.



Comments


bottom of page